sem categoria

Sincap

Durante a faculdade no IFES campus Serra, eu tive a oportunidade de participar do LEDS. No tempo em que estive lá, eu trabalhei principalmente em um projeto chamado Sincap. Que foi um sistema para auxiliar no processo de doações de córneas do estado do Espírito Santo.

Durante o seu desenvolvimento, o Sincap apareceu em uma reportagem no jornal A Gazeta, e uma reportagem no jornal ES NO AR, na TV Vitória. E também foi premiado na 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

O processo natural para a doação de córneas no Espírito Santo é todo feito por telefonemas e formulários preenchidos a mão, que são enviados para lá e para cá através de Fax. O Sincap foi criado como uma tentativa de modernizar e agilizar esse processo.

Infelizmente, pelo que eu conversei com amigos que ainda estão no LEDS, o Sincap ainda não foi implantado, em função de um pouco de burocracia e um desandamento nas negociações.

É uma pena. Mas independente do seu fim, eu aprendi bastante com esse projeto. E tenho certeza que a equipe inteira também. Trabalhar com o Sincap foi a primeira experiência que eu tive de trabalhar em um projeto real. Nós tínhamos que fazer a parte de análise e projeto do sistema, fazer entrevistas com o cliente, implementar, testar o sistema, e etc. Cada membro da equipe trabalhava com um pouco de cada coisa.

O Sincap foi praticamente a minha primeira vez trabalhando em um sistema Web. Eu aprendi muita coisa trabalhando nele. Nós usamos Java e Spring Framework para construir o servidor Web. Hibernate para a persistência de dados. O Maven para gerenciar as dependências e as builds do projeto. E para a parte de front-end, um dos professores comprou um template de interface de administrador (baseado em bootstrap) que nós usávamos para construir as telas. Também chegamos ao ponto de construir um servidor de integração contínua usando Jenkins, apesar de que ele não era realmente usado enquanto estive lá. E usávamos o Git para o controle de versão.

Foram muitas as lições aprendidas. E não era tudo um mar de rosas, mas no geral foi bom trabalhar no projeto. :)

Compartilhar