Outro dia no trabalho, eu precisei colocar atributos de um objeto em um formulário usando o Angular 2. Porém eu não inicializava o objeto de imediato. O objeto só seria inicializado quando um serviço retornasse a reposta do servidor. E em função disso a view não renderizava, devido a um erro quando o Angular tentava acessar o atributo de um valor nulo. Buscando uma solução para o problema, eu acabei me deparando com o “Elvis Operator“ (?.
). Que, devo admitir, me chamou bastante a atenção pelo nome curioso.
O Elvis Operator não é um conceito novo. Ele já é usado em algumas linguagens de programação, como C++, Groovy, PHP e outras. E antes que você me pergunte, eu já te aviso que ele não é um operador nativo do Javascript. Ele realmente só funciona dentro dos templates HTML do Angular 2. Vale a pena ler a documentação oficial.
E note que há algum tempo atrás o Elvis Operator do Angular foi renomeado para “Safe Navigation Operator“ (Operador de Navegação Segura), que é um nome muito mais chato, convenhamos… Elvis Operator é um nome muito mais legal. Só dizendo.
No Angular 2, esse operador é usado para acessar um atributo de um objeto, apenas quando o objeto não é nulo. Enquanto ele for nulo, nada é acessado. Assim nós não nos deparamos com um erro, e a aplicação continua funcionando normalmente. Imediatamente quando o valor deixa de ser nulo, o atributo será acessado e renderizado na tela.
Para obter esse efeito poderíamos usar uma expressão como carro && carro.cor
, dessa forma carro.cor
seria acessado apenas se carro
não fosse nulo. Essa expressão funciona, porém utilizando o Elvis Operator podemos simplificar a expressão para apenas carro?.cor
.
Vamos a um exemplo mais completo. Suponhamos um componente como o abaixo:
1 | @Component({ |
E que usa o seguinte template HTML:
1 | <h3>Detalhes do Carro</h3> |
Ao iniciar a aplicação vamos ter um erro, pois o Angular tentará ler a propriedade id
de carro
, sendo que inicialmente carro
é nulo, pois quando o componente é renderizado na tela, não deu tempo do browser terminar a requisição HTTP e buscar o objeto. Teremos uma mensagem semelhante ao seguinte: cannot read property 'id' of undefined
.
Podemos resolver isso, ao utilizar o Elvis Operator (?.
). No exemplo abaixo, ele verifica se carro
é nulo: se for nulo, ele deixa quieto; porém se carro realmente for um objeto, só então, ele tentará acessar os respectivas atributos de carro
.
1 | <h3>Detalhes do Carro</h3> |
Porém é necessário ter cuidado ao usar o Elvis Operator juntamente com o two-way data binding, o que não é suportado. Isso pode acontecer ao usarmos a diretiva ngModel
em um formulário, por exemplo.
1 | <h3>Cadastrar novo Carro</h3> |
No exemplo acima teremos um erro: The '?.' operator cannot be used in the assignment at column 5 in [carro?.marca=$event] in ExampleComponent
. Isso acontece pois, ao fazer o two-way binding, o Angular precisa colocar valores dentro de carro?.marca
, e isso não é suportado usando o Elvis Operator (ainda). É possível contornar o problema quebrando o [(ngModel)]
em duas partes, como no exemplo a seguir.
1 | <form> |
Isso funciona, mas na minha opinião fica verboso demais. E no final das contas, acaba parecendo uma gambiarra. Repare também que existe uma issue aberta para que o Elvis Operator seja suportado pelo two-way data binding. (Quem sabe no futuro ele não funciona com o [(ngModel)]
?)
De qualquer forma, no meu trabalho, ao invés de usar o Elvis Operator, eu achei mais sucinto e elegante criar um objeto vazio para ser temporariamente renderizado, enquanto o objeto com os dados verdadeiros ainda não é carregado. Para isso eu alterei o meu componente para o seguinte:
1 | @Component({ |
Assim, a tela é carregada usando os atributos do objeto vazio. Porém, logo que o objeto real chega, a tela é alterada para refletir os valores do objeto verdadeiro. E isso sem usar o Elvis Operator.
Concluindo, o Elvis Operator pode ser muito útil em algumas situações. Mas, pelo menos na minha opinião, acaba com cara de gambiarra. Apesar de que, se ele está presente na documentação oficial com certeza tem usos legítimos. Mas eu sinto que uma solução mais simples e elegante é renderizar um objeto temporário na tela que será substituído pelo objeto verdadeiro depois.